O que é DOVE Internacional

DOVE Internacional, um movimento apostólico internacional, é uma família de igrejas e ministérios constituído de pessoas de diversos dons que partilham a mesma visão, missão, objetivos, e compromisso de plantar e cuidar de igrejas e ministérios pelo mundo inteiro. Como DOVE Internacional, somos chamados a edificar a igreja de casa em casa, cidade em cidade e nação em nação através de pequenos grupos. Este movimento apostólico tem autoridade e responsabilidade dada por Deus para servir, treinar, equipar, liberar e proteger pessoas, ministérios, e igrejas no movimento e avançar o reino de Deus. DOVE é um acrónimo de “Declaring Our Victory Emmanuel” (Declarando Nossa Vitoria Emanuel). Somos chamados como uma família internacional de igrejas e ministérios para declarar nossa vitória no Emanuel (Deus Connosco).

Nossa Visão

Construir um relacionamento com Jesus, uns com os outros e transformar o nosso mundo de casa em casa, cidade em cidade e nação em nação.

Nossa Missão
Oração, Evangelismo e Comunhão

Nossa missão é exaltar Jesus Cristo como Senhor, obedecer Sua Palavra, e encorajar e equipar cada crente para a obra do ministério. Esta missão será essencialmente cumprida pelo tríplice encargo que Deus nos deu: oração, evangelismo e discipulado.

Oração: Na oração nós adoramos a Deus, trazemos nossas necessidades e as necessidades do mundo à Ele, e permitimos que o Espírito Santo nos transforme, nos empodere, e nos revele Suas estratégias específicas para cumprir a Grande Comissão.

Evangelismo: Através do evangelismo procuramos fazer conhecida a glória de Deus e o nome de Cristo através da proclamação verbal, publicações, artes, atos de compaixão e serviço para ambos nosso vizinho e nossas cidades, indo aos povos do mundo através de missões interculturais. Desejamos ver crianças, jovens e adultos chegarem ao conhecimento salvador do Senhor Jesus Cristo, o não-evangelizado ouvir as boas novas e igrejas plantadas em todas nações.

Discipulado: Engajados no discipulado, contruímos relacionamentos com cuidado uns pelos outros, treinando uns aos outros na piedade, e boas obras, para que todos possamos ser discípulos maduros engajados na missão tríplice de oração, evangelismo e discipulado. Discipulado assim torna-se contínuo, pois aqueles que são treinados, por sua vez, treinarão e discipularão os outros.

Engajamo-nos nesta missão com humildade, dependência em Deus, e em cooperação com todos os irmãos e irmãs no corpo de Cristo, lutando pela unidade em tudo o que fazemos.

Nossos Valores

Todos valores e princípios orientadores para família DOVE Internacional devem estar enraizados nas Escrituras (II Tm 3:16-17, II Tm 2:15)

Nós cremos que a base da fé cristã é conhecer a Deus através de arrependimento do pecado, recebendo Jesus Cristo como Senhor, contruindo um relacionamento íntimo com Ele e sendo conformado à Sua imagem. Deus nos declarou justos através da fé em Jesus Cristo (João 1:12, Rm 8:29, II Co 5:21).

Nós reconhecemos que precisamos desesperadamente da pessoa, presença e poder do Espírito Santo para ministrar eficazmente em nossa geração. Vidas mudadas são o produto, não da sabedoria do homem, mas da demostração do poder do Espírito Santo modelado no Novo Testamento (I Co 2:2-2-5, Jo 15:5). Nós cremos que é essencial que cada crente seja batizado com o Espírito Santo, e busque dons espirituais (Lucas 3:16, Atos 1:8, II Co 13:14, Jo 4:23-24).

Todas as decisões devem ser tomadas ouvindo o Espírito Santo, enquanto priorizamos a oração e aprendemos a ser adoradores. A adoração nos ajuda a focar no Senhor e a ouvir a Sua voz claramente.

Nós reconhecemos que não lutamos contra carne e sangue, mas contra forças demoníacas. Jesus Cristo é o nosso Senhor, nosso salvador, nosso curador e o nosso libertador (Ef 6:12 I Jo 3:8).

Estamos comprometidos em cumprir a Grande Comissão através do jejum e da oração, do evangelismo, do discipulado e da plantação de igrejas localmente, nacionalmente e internacionalmente de modo a alcançar ambos Judeus e Gentios (Mt 28:19-20, Mt. 6:5-18, At 1:8). Nós cremos que o batismo nas águas é essencial para aqueles que escolheram seguir à Cristo (At 2:38, Rom 6:4, Gal 3:27).

Nós somos chamados a apoiar cooperadores enquanto igrejas são plantadas em torno do mundo. A Grande Comissão é cumprida derrubando as fortalezas das trevas e plantando igrejas (I Co 3:6-9, Mt 11:12, II Co 10:3-4, At 14:21-23).

Também somos chamados a proclamar o evangelho através das artes, das publicações, e da mídia, e de confiar que Deus vai continuar levantando outros recursos e ministérios para nos assistir na extensão do Seu reino (I Co 9:19-22).

É nossa crença que Deus dá a vida solteira à uns, e o dom da vida marital à outros, todos dentro do padrão de santidade e pureza (1 Co 7). Nós cremos que o casamento é entre um homem e uma mulher. Ambos casamento e família são instituídos por Deus, e famílias saudáveis e estáveis são essenciais para que a igreja seja eficaz no cumprimento da sua missão. Pais são chamados por Deus à andar no carácter de Cristo e treinar seus filhos no cuidado e disciplina amorosa do Senhor (Mc 10:6.8, Ef 5:22-6:4).

O Senhor está chamando o Seu povo a andar no temor do Senhor e padrão bíblico de santidade e pureza. A aliança do casamento é ordenada por Deus e precisa ser honrada e guardada. (Pv 16:6, Mc 10:9, I Ts 4:3-8, I Co 6:18-20)

Crendo que Deus está virando os corações de pais e mães para os filhos e filhas em nossos dias, nós estamos comprometidos à paternidade espiritual em todos níveis do ministério e vida da igreja (Ml 4:5-6, I Co 4:15-17).

A participação em pequenos grupos ou igrejas em casas é fundamental para o comprometimento com a família DOVE. O pequeno grupo é um grupo de crentes e/ou famílias que são comprometidas uns para com os outros e com o alcance de outros para Cristo. Nós cremos que o Senhor deseja levantar famílias espirituais em muitos níveis incluindo pequenos grupos, igrejas em casas, congregações, movimentos apostólicos e o reino de Deus (I Co 12:18, Ef 4:16).

Nós cremos que cada família espiritual precisa partilhar os mesmos valores, visão, objetivos e compromisso de edificar juntos, e precisa receber treinamento contínuo nestas áreas (Sl 133, II Pd 1:12-13, II Tm 2:2).

Nós somos comprometidos a alcançar, treinar e liberar jovens como cooperadores para a colheita, enquanto jovens e velhos trabalham juntos (At 2:17. Jr 31:13).

Multiplicação é esperada e encorajada em toda a esfera da vida. Os pequenos grupos deviam multiplicar para novos pequenos grupos e igrejas deviam multiplicar para novas igrejas. Plantação de igrejas deve ser o objetivo de toda congregação (At 9:31, Mc 4:20).

A família de igrejas DOVE será constituída de novas famílias regionais de igrejas enquanto pais e mães apostólicos são liberados nas nações e regiões do mundo (At 11:19-30, At 13-15).

Serviço aos outros, construção de relacionamentos e confiança são desejados em todas as áreas da vida da igreja. Nós cremos que o melhor lugar para começar a servir e experimentar confiança e relacionamentos é em algum tipo de experiência de pequeno grupo (At 2:42-47, Ef 4:16, Gl 5:13).

Nós somos ajuntados primariamente pelos relacionamentos de família divinamente dados, e não por organização, hierarquia ou burocracia. (I Pd 2:5).

Nós cremos que a obra do ministério não pertence à apenas algum pequeno grupo restrito, mas é a responsabilidade de todo crente. Todo cristão é um sacerdote que precisa ministrar ao Senhor, ouvir do Senhor pessoalmente e ministrar para os outros (I Pd 2:9, Ap 1:1-5). Este ministério inicia no lar, que é um centro para ministério.

Os ministros quíntuplos são as dádivas do Senhor para a Sua Igreja. Ele usa pessoas do ministério quíntuplo para ajudar a equipar cada crente a se tornar um ministro eficaz, para edificar o corpo de Cristo.

Nós cremos que a esfera de liderança precisa incluir um claro líder-servo e uma equipe que é chamada para caminhar juntos. O líder tem a unção e responsabilidade de discernir a mente do Senhor que é expressa através da equipe de liderança (II Co 10:13-16. Nm 27:16, I Pd 5:1-4).

Os líderes são chamados a ouvir o que o Senhor está dizendo através daqueles a quem eles servem de modelo de liderança-serva. Eles são chamados a andar em humildade e integridade, no fruto do Espírito, e no temor do Senhor (At 6:2-6, At 15, Mt 20:26, Gl 5:22-23).

Nós cremos que Deus levanta ambos supervisores apostólicos e anciãos de igrejas parceiras para dirigir, proteger, corrigir, e disciplinar a igreja. Estes anciãos devem modelar as qualificações bíblicas para liderança (At 15, At 6:1-4, I Tm 3, Tt 1).

Líderes devem propositar equipar, empoderar e liberar os outros, encorajando assim cada indivíduo a cumprir seu ou sua chamada vinda do Senhor (Tt 1:5, I Tm 4:12-14). Os que têm dons espirituais – incluindo dons administrativos – precisam ser liberados para servir em todos níveis da vida da igreja (I Co 12).

Nós cremos que todos precisamos nos submeter a aqueles que governam sobre nós no Senhor e ter eles em alta estima, em amor pelo seu trabalho (Hb 13:17, I Ts 5;12-13).

A prosperidade bíblica é o plano de Deus para ajudar a cumprir a Grande Comissão. O princípio do dízimo faz parte do plano de Deus para honrar e providenciar substância para aqueles que Ele colocou sobre nós como autoridades espirituais. Aqueles que estão sobre nós no Senhor são responsáveis pela distribuição adequada dos dízimos e ofertas (III Jo 2, Mt 23:23, Hb 7:4-7, Ml 3:8-11, At 11:29-30).
Nós cremos em generosamente dar ofertas para apoiar indivíduos, igrejas e ministérios, ambos dentro e fora da família DOVE. Encorajamos que pequenos grupos, congregações e ministérios apoiem os ministros quíntuplos e missionários ambos em oração e financeiramente (II Co 8:1-7, Gl 6:6, Fp 4:15-17).

Nós cremos que todas as áreas de ministério e vida da igreja precisam ser financeiramente responsáveis e prestar contas a aqueles que providenciam supervisão a eles, para manter um alto padrão de integridade. Líderes espirituais que recebem salário da igreja são desencorajados a determinar seu próprio salário (Gl 6:5, Rm 15:14, Ts 5:22, II Co 8:20-21).

Jesus nos instrui a levar o evangelho até aos confins da terra. Nossa missão é alcançar as áreas não alcançadas do mundo com o evangelho de Jesus Cristo, enviando missionários treinados e plantando igrejas. Juntos nos unimos ao corpo de Cristo para alcançar os não alcançados (Mt 24:14, At 1:8, At 13:1-4, II Co. 10:15-16).

Também somos chamados a ajudar os pobres e necessitados, os presos, os órfãos e as viúvas. Isso inclui divulgação local, nacional e internacional. Quando ajudamos os pobres, tanto material quanto espiritualmente, estamos emprestando ao Senhor (Dt. 14:28-29, Dt. 26:10-12, Mt. 25:31-46, Tg 1:27, Pv. 19 :17).

Nosso foco está no reino de Deus, reconhecendo nosso pequeno grupo, nossa igreja local e a DOVE Internacional como apenas uma pequena parte do reino de Deus. Somos chamados a nos unir com outros grupos no corpo de Cristo e buscar a unidade em Sua igreja enquanto alcançamos o mundo juntos (Mt 6:33, Ef 4:1-6, Jo 17, Sl 133).

Desejamos ver o reino de Deus vindo não apenas na igreja e através da igreja, mas em todas as áreas da vida. Portanto, somos chamados a ministrar na igreja, na família, no governo, nas artes, na educação, nos negócios e na mídia, para que todas essas esferas fiquem sob o Senhorio de Jesus Cristo e reflitam os valores de Seu reino (Mt 6: 10).

Acreditamos em utilizar e compartilhar os recursos humanos e materiais com os quais o Senhor nos abençoou. Isso inclui o ministério quíntuplo, missões, treinamento de liderança e outros recursos que o Senhor nos confiou (I Co. 12, At 2:44-45).

Nosso foco unificador está em Cristo, Sua Palavra e a Grande Comissão, e acreditamos que não devemos nos distrair com pequenas diferenças (Rm 14:5). Reconhecemos e honramos o propósito redentor de Deus encontrado em muitas culturas e etnias (Ap 5:9-10).

As Escrituras servem como uma luz para nos guiar, e a nossa Declaração de Fé e esses valores e princípios orientadores, nos unem como igrejas parceiras. Juntamente com muitas igrejas e ministérios, também aceitamos o Pacto de Lausanne como uma ampla declaração de crença evangélica. (Mt 28:19-20, Am 3:3, I Co 1:10, I Co 15:10).

Pacto de Lausanne

DOVE Internacional adere ao Pacto de Lausanne.

Recursos adicionais

A DOVE International publicou muitos recursos em português.